Follow Me on Pinterest Subscribe:

Labels

sábado, 15 de setembro de 2012

Projecto 31 Dias: Os quartos das crianças

Viva!


Como o assunto ainda são quartos, passo já ao quarto das crianças, o que implica não só a reorganização dos armários das roupas, como também dos brinquedos! Não se esqueça que pode estar organizado para ser mais fácil limpar e arrumar, mas as crianças precisam ser crianças e alguma desorganização pode ser um indício saudável! ;) 

Para a limpeza e reorganização do espaço dos mais pequenos, parece ser consensual a utilidade em implicá-los na tarefa, pedindo-lhes que separem aqueles brinquedos com que eles já não brincam e que podem ser dados a outras crianças, abrindo espaço para os próximos. A regra "entra um, sai um" também pode aqui ser útil! ;) E uma boa altura para o fazer será antes do aniversário ou do Natal. Não só lhes dará uma maior sensação de "controlo" (poder de decisão/responsabilidade) sobre os seus brinquedos (e não só), como lhes incutirá alguns hábitos de organização que podem ajudá-los também na sua vida de adultos.

A organização no armário das roupas pode ajudá-la a ganhar tempo na sua rotina diária.


A Jen do iHeart Organizing escolhe as roupas para a semana toda e identifica-as com o dia da semana para poupar tempo...


Mas existem outras zonas no quarto, para além do armário, onde pode ser arrumada roupa de outra estação, por exemplo. Um bom lugar é uma gaveta ou caixa deslizante debaixo da cama...



As laterais dos armários também podem ser aproveitadas para arrumação...


Outra solução para livros e cadernos de desenho são uma espécie de manga feita com tecido e duas varas ou ripas de madeira...


Para haverem menos brinquedos pelo chão, pode aproveitar o espaço que as paredes lhe oferecem...






e atrás da porta...


A todo o comprimento...




Em volta da cama...



ou da janela...


Adoro estes bancos de janela; são excelentes espaços de leitura e proporcionam muita arrumação!

Mas claro que antes de organizar os brinquedos e livros no espaço existente, é necessário separar tudo aquilo que:
- já não é necessário
- não é usado
- está partido ou rasgado
- é repetido
- está incompleto (como puzzles)

Se forem organizados por categorias (carros, pistas, legos...) e os conjuntos no mesmo sítio, fica mais fácil na hora de brincar e de arrumar. Mais fácil para eles e para si. ;)

Quanto aos desenhos, temos um dossier onde guardamos todos e alguma arte em tela está na parede. Conforme o tempo for passando e eles forem crescendo logo se vê, mas a minha "onda" é mais fotografar ou digitalizar e pôr a andar! ;) Com os meus fiz a mesma coisa.

Aqui por casa ainda faltam os brinquedos e a "tralha" em cima das secretárias. Parece-me que amanhã será o dia! Mas as roupas já estão e já temos mais um saco de lado para dar! Yay!! ;)

E vocês? Têm dicas para a arrumação e organização do quarto das crianças? Partilhem por aqui ou deixem o link para as ideias no vosso blog! ;)

(Este é o dia #6 do Projecto 31 Dias de Organização em Casa. Se não está a acompanhar o projecto, pode ver a lista dos espaços já cobertos até à data no primeiro artigo, clicando no link.)

Beijos arrumados,
Sofia

0 marcaram presença:

Enviar um comentário

Adoro ler os vossos comentários e ideias! Partilhem comigo! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+