Follow Me on Pinterest Subscribe:

Labels

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

7 Dicas para quarto de adolescente

Viva!

Voltando à organização e renovação de espaços aqui por casa, estas férias grandes que passaram andámos em pinturas. Não renovámos todos os espaços que pensámos, mas terminámos 2 e continuamos muito contentes com o nosso trabalho. Um deles foi o quarto da adolescente cá de casa, aquele que quero partilhar hoje!

Aviso já que esta publicação vai ter muitas fotos, mas continuem a descer na página e encontram uma visita guiada surpresa! ;-)



Este era um quarto que precisava mesmo de uma volta, pois ainda estava um bocado infantil e... eles crescem não é?! :-P Este era o antes...




Sim... tinha várias coisas que não combinam, mas... Esqueçam lá isso!
Enfim, este é o resultado:


Oram então, vamos lá às dicas. Pintura nova não é uma delas, certo?
É preciso ainda dizer que a adolescente foi uma ajuda preciosa e que se fartou de trabalhar! Por isso, se vão renovar o quarto da vossa (ou vosso) adolescente, recrutem-no! Para as ideias e para a sua colocação em prática, claro!
Enquanto o maridão pintava a cozinha (partilho noutras núpcias), nós duas "atacámos" o quarto dela.


Só essa etapa é importante por si só. Ficou logo com outra cara!




1 - Pinturas nas paredes

Por oposição à pintura das paredes. Confuso? Eu explico. Porque as paredes cá de casa são rugosas e não dá para usar autocolantes para as decorar, decidimos fazer pinturas em vez do vinil! ;-)
Então, para a cabeceira da cama, ela escolheu uma imagem dos 1D, que foi impressa em acetato e projectada na parede com o projector de slides. Bastou fazer o desenho a lápis - uma vez que a luz do projector é forte e não permite ver tão bem certos detalhes na parede - e depois fazer o traço com caneta permanente. Depois preenchemos com tinta acrílica mate.
Ó p´ra nós aí a trabalhar...


Aproveitando a onda e recorrendo à mesma técnica, pintámos mais uns pormenores.



A toca do rato foi desenhada à mão livre, mas inspirada num vinil.


Na outra parede, mais inspiração...



E para quem não reconheceu as tatuagens da Demi Lovato na parede oposta à dos 1Direction, é só confirmar na dica seguinte.


2 - Mudar a cara ao interruptor de luz

Porque não? Tenho visto tantas ideias giras no pinterest para dar vida aos interruptores que não resisti a convidá-la a escolher uma imagem para o dela.


E aí está a imagem da Demi Lovato e das tatuagens que ganharam forma naquela parede.
Bastou medir o centro do interruptor, escolher a imagem, adaptá-la (quando necessário) no photoshop e imprimir no tamanho adequado. Desmontámos então o interruptor e colámos a imagem, protegendo-a posteriormente com duas camadas de mod podge. A imagem podia cobrir toda a aparelhagem e ser cortada em volta do quadrado (como vou fazer para o nosso quarto), mas para esta imagem preferimos assim.


3 - Exposição de fotos

Porque todos nós gostamos de relembrar os bons momentos, quis dedicar um espaço às recordações. Assim sendo, acima da prateleira, que fica acima da secretária, desenhei um estendal e coloquei molas para que ela possa pendurar fotos de momentos que quer recordar. As molas, de madeira, foram pintadas nas cores que encontramos nos cortinados e foram coladas numas peças que preguei na parede. Não sei como lhes chamar, mas foram destes "pregos" aqui:


Somos fãs. É fácil de usar, nada de dedos martelados e proporciona uma base maior para colar a mola.

Para as fotos adaptei um template que a Amanda do Burlap & Denim partilhou, de uma publicação do instagram e que achei adequado já que a nossa adolescente também usa esta rede social! ;-) Foi só escolher as fotos dos momentos, que por acaso dizem respeito aos 1D, mas que ela poderá substituir sempre que queira.


4 - Reaproveitando peças de decoração

Porque há algumas peças que estão em bom estado e que até gostamos, mas que podem não combinar tão bem com a remodelação pela cor ou o estilo da peça. Porque não dar-lhes uma nova vida? Como foi o caso desta casinha em madeira que pintámos - aliás, no video eu digo que pintei, mas foi ela que lhe deu as duas camadas de tinta! Ó p'ra mim a querer ficar com os louros!! :-P

Mas está aí a prova...


:-P
E a casa ficou ao lado do estendal. Ou terá sido ao contrário?!



5 - Telas fáceis

Porque são fáceis mesmo! Fácil e barato. Tinha por aqui 4 telas há uns bons anos, que tinha comprado - a 1€ cada uma? Por aí. Tinham estampas de bicicletas e o quarto é tão colorido que, em vez de pintarmos mais símbolos na parede, criámos telas coloridas. Uma com a bandeira de Inglaterra, outra com as cores da bandeira da Irlanda sobrepostas na bandeira de Inglaterra, outra com o símbolo do Batman e outra com o do Superhomem. De uma forma ou de outra, todas têm a ver com os 1D!

Para fazer as telas foi muito fácil. Os tamanhos das imagens foram acertados no photoshop a impressão a cores feita em papel comum. As laterais das telas foram pintadas com duas demãos de preto e as impressões coladas na tela.


As margens das impressões foram, então, lixadas (de dentro para fora da tela)...


E posteriormente pintadas de preto com a ajuda de uma esponja - apenas para escurecer as margens.

Ficaram duas de cada lado do cortinado.


E fica sempre espaço para poderem ser acrescentadas mais. Ops! :-P
As telas ainda levaram um toque final: Por cima das linhas gerais de cor clara foram dadas duas camadas de tinta que brilha no escuro! ;-)


6 - Moldura "pensamento"

Inspirada numa imagem que encontrei no pinterest, fiz um balão de fala no photoshop, com os tons do quarto.


Não tenho o ficheiro em photoshop para poder partilhar, mas foi simples de fazer. Se alguém quiser, é só deixar o pedido nos comentários que poderei fazer outro exemplo e partilhar aqui. ;-)

A imagem foi colocada dentro de uma moldura e colocada junto uma caneta para quadro branco. Assim, sempre que lhe apetecer, ela pode escrever o pensamento do dia no vidro da moldura, apagando e escrevendo sempre que queira. Para servir de apagador, fiz um pequeno pompom que colei na tampa da caneta. E para suporte desta, coloquei um círculo de madeira - que a cunhada arranjou (obrigada Bela!), previamente pintado em côr de laranja.


7 - Candeeiro de tecto

Para o candeeiro usámos um globo de papel que esperava no armário há alguns anos para ser reciclado. Ela escolheu muuuitas fotografias na internet que depois imprimi, recortei e colei, cobrindo todo o globo com os artistas da sua preferência.


Que tal vos parece? Uma vez mais segui uma ideia de uma imagem que vi no pinterest.

E pronto! Estas são as 7 dicas que queria partilhar convosco, que penso terem tornado este quarto mais giro, original e a gosto da sua ocupante! ;-)

Num olhar geral...


Ainda falta um ou outro pormenor, como o candeeiro de cabeceira (para o qual tenho uma ideia, mas ainda falta material), o suporte de parede para a viola, uma pequena escada para colocar no rodapé junto à toca do rato... :-))

Parece-me que resultou muito bem. E a vocês? Gostaram? Vamos gostar de ler os vossos comentários. E, alguma questão, é só dizerem. ;-)

Agora a surpresa... uma visita guiada em video! ;-) Espero que gostem da experiência!


Beijinhos renovados,

2 comentários:

  1. Adoorei as dicas muito criativas ,só teve umas coisas que eu nao entendi direito mas ok,vou fazer a pintura e aquele treco que fica no teto no meu quarto sua filha é muito divaaa Directioner Lovatic....<3

    ResponderEliminar
  2. Oi Giih!
    Agradecemos o comentário! :)
    Que bom que gostaste! Sobre o que não entendeste bem, pergunta! Pode ser que possa ajudar a tornar mais claro.
    Bjs de bom final de semana! <3

    ResponderEliminar

Adoro ler os vossos comentários e ideias! Partilhem comigo! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+