Follow Me on Pinterest Subscribe:

Labels

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Ideias para organização da sala da família


Viva!

Hoje é o artigo #29 do Projecto 31 Dias de Organização em Casa!


A sala de família é um espaço privilegiado e não podia ficar de fora da organização!

O que contribui para a desorganização deste espaço? A quantidade de pessoas que o frequenta? ;) Brinquedos espalhados pela divisão, calçado pelo chão, material de pintura em cima da mesa, roupas por arrumar ou casacos deixados ali à entrada? Ou talvez para si seja mais a quantidade crescente de cds e dvds ou de comandos que teimam em se esconder? Soa familiar? Talvez a sua história seja outra. Seja como for, se o hall de entrada é o cartão de visita, a sala contribui para a impressão que o nosso espaço causa nas nossas visitas! ;) Mas, a meu ver, mais importante do que isto, é a impressão que consciente ou inconscientemente causa naqueles que o frequentam todos os dias: nós!
Para organizar este espaço, todas as dicas anteriores são válidas! Tal como contenção da desorganização e a criação de espaços dedicados a artigos específicos. :) Aproveito para partilhar mais algumas ideias!

Podemos começar por aproveitar o espaço em volta da porta/entrada da sala de convívio para organizar livros, colecções, objectos decorativos ou mesmo fotografias. Seja no interior ou no exterior da mesma.



Mas podem existir outros espaços que podem ser aproveitados para arrumação, como um canto sem grande aproveitamento para móveis.


Outro espaço pouco aproveitado é a parte de baixo dos sofás...




Se tem crianças que gostam de levar os brinquedos para a sala, habitue-as a arrumá-los num espaço que criou na sala, reservado para estes.

Mas mesas e puffs também têm potencial...




De facto, uma mesa de apoio dá sempre jeito em qualquer espaço da casa e para a sala, dependendo do estilo, podem encontrar-se soluções muito originais.



Sobre a mesa podemos colocar uma caixa organizadora de comandos, mesmo feita a partir de material reciclável, como nesta ideia da Maria Reciclona. Ou podemos fazer um organizador para o braço da poltrona...


Para quem tem diversas janelas em volta e falta de espaço para móveis ou arrumação, esta pode ser uma boa solução...


Ou uma prateleira atrás ou sobre o sofá...


Se gosta de flores na sala e pouco espaço horizontal, pode optar por outras soluções...



Para as fotografias, também não é necessário espaço horizontal, podemos usar as paredes de uma forma criativa...


Ou mesmo nas portas e gavetas dos armários...


Para expôr os livros na sala, pode usar-se mais do que um nível...


Leva o dobro dos livros e ficam todos visíveis!
Outro artigo que ocupa imenso espaço nas nossas prateleiras são os dvds. Uma solução que quero adoptar será colocá-los em caixas identificadas - que permite um ar menos confuso, embora mantendo-os à mão, ou 
mesmo retirá-los das caixas e armazenar em ordem alfabética (por título ou género) numa caixa para o efeito - reduzirá imenso o espaço necessário para os acomodar.


O único problema que vejo é: onde colocar as caixas? Não me parece que gostasse de as deitar fora ou mesmo reutilizar para outros projectos, uma vez que são dvds originais! Mas guardar noutro local é aumentar o espaço ocupado! Será que vale a pena? O que vocês fariam?

Quanto à nossa sala, fica para mais um antes-e-depois, pois haverão algumas mudanças! ;)
E por agora é só! Espero que as ideias possam ser úteis.

E vocês, têm ideias de organização neste espaço para partilhar connosco? ;)

Se não tem estado a acompanhar esta série de dicas de organização, pode ver a lista de todos os espaços já cobertos, até à data, neste link.

Beijinhos organizados

0 marcaram presença:

Enviar um comentário

Adoro ler os vossos comentários e ideias! Partilhem comigo! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+