Follow Me on Pinterest Subscribe:

Labels

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Projecto 31 Dias: Organização no quarto

Viva!


E as dicas são de organização no quarto do casal, essencialmente no roupeiro!

Quem não gosta de um roupeiro espaçoso e organizado, com as peças acessíveis, permitindo uma escolha mais rápida do que vestir e calçar?




A maior parte de nós não se pode dar ao luxo de ter uma divisão só para este fim, mas ainda assim pode ter um espaço organizado e arejado! Eu estou a adorar a nova vida do meu, mesmo que ainda não esteja perfeito e esteja longe de ser minimalista! ;)



Claro que o primeiro passo é esvaziar! Tirar tudo para limpar o espaço e avaliar a necessidade de instalar mais prateleiras, outro varão para cabides, gavetas, alojar caixas ou cestos. Se o espaço é alto, pode ser útil colocar uma prateleira (ou mais) acima do varão ou um varão em cima (até mesmo daqueles que se podem puxar para descer) e um em baixo para rentabilizar o espaço - o de cima pode ter camisas e o de baixo calças e saias, por exemplo, tornando mais fácil a visualização dos conjuntos. Ou talvez possa tomar estas decisões depois de saber exactamente com que roupa vai ficar! Geralmente, gosto de ir tomando estas decisões à medida que vou fazendo - gosto de ir vendo resultados! ;)

Depois de preparado o espaço, é altura de começar a organizar o caos em que ficou o quarto! Pegue numa peça e comece a separar as restantes consoante o artigo: camisola, calça, saia, top, casaco...

Antes de começar a enchê-lo (moderadamente), decida o que vai deixar de fora. Peças de vestuário, acessórios e calçado que:
- já não usa há mais de 6 meses
- não lhe servem e que guarda para o dia em que possam voltar a servir
- guarda apenas porque gostou muito delas ou ainda gosta, mas já não usa
- estão duplicadas ou são muito parecidas
- têm um ar muito usado (a não ser que esse seja o objectivo)
- já não têm a ver com quem você é hoje
- peças sem par (quando se aplica)
...

Concerteza existem mais ideias para ajudar na separação. Sugestões?

Claro que são apenas ideias e sugestões! No fundo, é uma questão de utilizar o bom senso e ver o que lhe serve melhor, de acordo com os seus objectivos - nem do passado nem do futuro, mas - do presente!
Um dia destes, li algures (não me recordo onde) um lema que recordei bastante quando estava a dar a volta ao meu roupeiro: when in doubt, throw it out! Em caso de dúvida, deita fora! Fez sentido, usei!
Como referi no post anterior, a organização no interior do armário pode ser por cores, por tecido, por artigo, conjuntos, sem juntos :) ou de qualquer outra forma que lhe faça mais sentido ou seja mais prática! Lembre-se que é o seu roupeiro, tem de estar adequado às suas necessidades!



Escolha os cabides. Para as peças não deslizarem e não precisar de comprar novos, pode forrá-los (se gostar, tiver paciência e tempo disponível), colar uma tira de tecido de cada lado para que as alças não escorreguem ou fazer uns rasgos com uma pequena serra. Veja ideias aqui, aqui, aqui, aqui e aqui (com video).
Pode até personalizá-los! :)


Para além do uso mais comum a dar-lhes, pode usar para organizar lenços e écharpes, cintos, calçado, acessórios...

(apenas com cabide e argolas para cortina de duche)

(esta foi a forma que usei)

(apenas colocando uns camarões num porta-saias ou noutro tipo de cabide - também dá para joalharia!)

(usando um porta-saias para as botas - mantém-nas direitas e ocupam menos espaço!)

(usando apenas cabide de arame)


Pode proteger as peças penduradas do pó...

(usando guardanapos de pano com um ilhós no meio para deslizar pelo gancho)

e usar etiquetas para uma rápida identificação/localização...


O calçado pode organizar das mais diferentes formas...





E não se esqueça que a porta também tem potencial para arrumação! ;)


Assim como os organizadores de sapatos não servem só para calçado! :)

Quanto aos acessórios, eles podem ser organizados fora do roupeiro. Existem muitas soluções, mas considero que aquelas que passam por pendurar a colecção na parede são as que ocupam menos espaço!




Mas podem existir mais espaços de organização no quarto...





Experimente deitar-se na cama e olhar para todos os lados (detendo-se em cada um deles), apreciando o que gostaria de melhorar, simplificar, limpar, organizar. O que prefere ver ao abrir os olhos logo pela manhã? O que prefere reter em mente ao fechar os olhos antes de dormir? Quer queiramos quer não, o quarto é (na generalidade dos casos) a divisão da casa em que passamos mais tempo - mesmo que não seja acordados! ;) Convém que seja confortável e que tenha "a nossa cara"! ;)

Quanto à roupa de cama, é consenso que duas mudas por cama são o suficiente. Assim sendo, pode deixar também de fora aqueles lençóis mais antigos, menos confortáveis ou que por algum motivo menos usa!


E porque a manutenção do estado de graça é importante ;) - até porque nos tempos que correm temos saldos durante quase todo o ano, talvez seja importante definir regras quanto à entrada de artigos no seu armário! Durante uns tempos a minha regra foi: sai um artigo antigo por cada artigo novo que entra (camisola por camisola, por exemplo). Depois esqueci-me da regra - porque posso passar muito tempo sem comprar roupa - e nas últimas entradas esqueci-me da "compensação"! A minha mãe gosta muito de me oferecer roupa e, às tantas, fica difícil de controlar. Tenho de pedir-lhe para me ajudar neste meu objectivo! ;)

Tantas coisas mais poderia dizer quanto aos quartos e o espaço que os acolhe, mas o que se me oferece dizer neste momento é que quanto mais agradável aos nossos olhos for o espaço à nossa volta, mais satisfeitos nos sentimos e melhor dormimos! ;)

E não se esqueça de dar logo um fim a tudo o que ficou excluído do armário! Quanto antes, melhor! Dê a uma família que precise (ou mais), doe a uma instituição, coloque no contentor para doação de roupa e calçado. Pode localizar os contentores da Humana ou dar na Cruz Vermelha.

E vocês? Qual a dica que preferem na hora de arrumar o roupeiro e o quarto? Têm outras sugestões? Quero saber e tenho a certeza que não serei a única a querer mais dicas para melhorar a vivência da sua casa! ;)

(Este é o dia #5 do Projecto 31 Dias de Organização em Casa. Se não está a acompanhar o projecto, pode ver a lista dos espaços já cobertos até à data no primeiro artigo, clicando no link.)

Beijos de satisfação!
Sofia


2 comentários:

Adoro ler os vossos comentários e ideias! Partilhem comigo! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+